A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep) pede mais dias para as inscrições nos exames do ensino secundário.
O período de inscrições está a decorrer desde o dia 4 e termina a 17 de abril, coincidindo com as férias da Páscoa.
A notícia sobre o prazo da inscrição dos exames “não caiu bem junto das escolas e presumo também junto de alunos e encarregados de educação” disse à Renascença o presidente da Andaep.
Filinto Lima explica que o prazo “caiu numa pausa letiva e, por outro lado, há muitos alunos do 12.º ano, interessados nestes exames, em plena viagem de finalistas, muitos deles só regressam na próxima sexta-feira”.
Este dirigente escolar diz, por isso, à Renascença que “aquilo que se pede ao Ministério da Educação é que este prazo para inscrições nos exames do ensino secundário, que termina no dia 17 de abril seja prorrogado, pelo menos, durante essa semana, ou seja, até 21 do mesmo mês”.
Filinto Lima garante que, “se necessário for”, os diretores irão endereçar esta solicitação ao Ministério da Educação para que “os nossos alunos possam fazer a inscrição nos exames da melhor forma possível” sendo, por isso, natural “alargar o prazo até ao final da próxima semana”.
O presidente da Andaep salienta que, “se as queixas forem bastantes, o Ministério da Educação não terá outra alternativa senão adiar este prazo, que não sendo curto caiu sobre uma pausa letiva”.
Apesar da inscrição ser feita online, Filinto Lima insiste que neste período há muitos alunos em viagem de finalistas, sendo que muitos deles só regressam sexta-feira ficando, por isso, com “um prazo que acaba por ser demasiado curto para fazerem uma inscrição muito importante para as suas vidas enquanto estudantes” do ensino superior.
Este responsável lembra que muitos alunos muitas vezes têm dúvidas e procuram a ajuda de “diretores de turma, dos serviços de psicologia e orientação, dos professores em geral que ajudam, em muito, os alunos nessa tarefa” e nesse sentido seria desejável que o prazo fosse prolongado.