O destituído presidente do governo catalão vai a caminho de Bruxelas. A notícia é avançada pela agência Reuters que cita meios de comunicação belga.
"Carlos Puigdemont vem seguramente a Bruxelas e diz-se que já vem a caminho", avança a televisão VRT, na edição online. De acordo com as mesmas fontes, "Puigdemont vai encontrar-se aqui com advogados e representantes políticos".
A Renascença tentou confirmar esta informação junto da delegação do Governo catalão nas instituições europeias, mas a assessora de imprensa disse nada saber sobre o assunto. O delegado foi destituído da sua posição, juntamente com outros membros e representantes do Governo belga.
A razão da viagem à Bélgica de Puigdemont e outros ex-membros do Governo belga, ainda não é conhecida, mas alguns órgãos de comunicação especulam que esteja em preparação um pedido de asilo político. Essa informação prende-se com as afirmações feitas no domingo por um político nacionalista flamengo, na Bélgica, de que Puigdemont poderia pedir asilo naquele país, mas o primeiro-ministro belga já desmentiu qualquer intenção da parte do seu governo nesse sentido.
Outra versão dos factos, que circula em Bruxelas, é de que Puigdemont e a sua delegação vão participar numa festa privada do partido nacionalista da Flandres.