O presidente da Assembleia-Geral do Benfica, Fernando Seara, demite-se em plena reunião magna do clube da Luz.
Em causa, o facto de os sócios quererem suspender a reunião por estar alegadamente a haver confusão em relação aos artigos que devem ser votados.
Fernando Seara queria continuar a reunião, mas um sócio apresentou requerimento para suspender a assembleia-geral.
Após alguma confusão, com vários sócios a gritar "Demissão" e "Uma vergonha", o requerimento foi votado e a assembleia-geral foi suspensa para data a agendar.
No entanto, o presidente Rui Costa apelou à calma e pediu para que a assembleia-geral prosseguisse.
De manhã foi aprovada a proposta global de novos estatutos.
Entre as propostas detalhadas está a possibilidade de transição dos sócios correspondentes para efetivos com metade da antiguidade, o aumento dos votos para os sócios jovens, de um para três até aos cinco anos e de cinco para 10 para quem é associado há mais de cinco.
Relativamente às reuniões magnas do clube, esta proposta de revisão estatutária sugere que passe a votar também as contas consolidadas do grupo Benfica, e não apenas as do clube.
A maioria do clube na SAD vai passar a ser estatutariamente obrigatória, assegurando ainda que terá o controlo da gestão e indicando sempre o presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, se ela existir.
Vai ser igualmente proposta a limitação de três mandatos aos presidentes dos vários órgãos sociais do clube, casos da direção, da mesa da assembleia geral, do conselho fiscal e da comissão de remunerações.
[atualizada às 22h15 com a interrupção dos trabalhos e algumas das propostas]