O robô indiano Pragyan confirmou a presença de enxofre no polo sul da Lua, anunciou, esta quarta-feira, a agência espacial da Índia.
“O instrumento de Espetroscopia de Decomposição Induzida por Laser (LIBS) a bordo do rover Chandrayaan-3 fez as primeiras medições 'in-situ' da composição dos elementos da superfície lunar perto do polo sul”, anunciou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) em comunicado, citado pela agência France Press.
De acordo com a mesma nota, as medições “confirmaram inequivocamente” a presença de enxofre no polo sul da Lua, bem como de alumínio, cálcio, ferro e titânio.
Outras análises revelaram ainda a presença de manganês, silício e oxigénio nesta região lunar.
Na semana passada, a Índia tornou-se o primeiro país a pousar uma nave perto do polo sul lunar e a quarta nação a concretizar uma alunagem (ato de pousar uma nave na lua).
O robô Pragyan, que significa “sabedoria”, com seis rodas e movido a energia solar, saiu do módulo de aterragem Chandrayaan-3 e deu os primeiros passos poucas horas depois de ter pousado na Lua. Durante duas semanas, vai percorrer o polo sul lunar, uma região inexplorada onde haverá grandes quantidades de água gelada, recolher e analisar amostras do solo e transmitir para a Terra imagens e dados científicos.