Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O total de farmácias em Portugal continental que realizam testes rápidos de antigénio de despiste à Covid-19 comparticipados é agora de 406, de acordo com a atualização publicada na página oficial do Serviço Nacional de Saúde (SNS) desta sexta-feira.
A lista, que pode ser consultada online, é pesquisável através de uma lista ou pela consulta de um mapa interativo, que mostra a dispersão territorial das farmácias aderentes no continente, muito concentradas na faixa litoral entre Lisboa e Viana do Castelo.
Além das farmácias, há também agora 104 laboratórios onde estes testes também podem ser realizados, consultáveis no mesmo endereço.
O Governo publicou no final de junho uma portaria de estabelece um regime excecional de comparticipação de testes rápidos de antigénio como forma de combate ao crescimento da pandemia da Covid-19, em Portugal.
O regime excecional prevê que cada pessoa possa realizar quatro testes rápidos por mês totalmente comparticipados desde que ainda não tenham certificado de vacinação completa ou um certificado que ateste que recuperaram da doença.
O certificado de vacinação, de recuperação da doença ou de teste negativo passaram a ser uma exigência para aceder a espaços como restaurantes ou hotéis.