"Não escondemos situações” de violência nas escolas
15-12-2023 - 12:05
 • Renascença

FNE diz que há registo de aumento de casos de violência nas escolas e que muitos são "abafados".

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, diz que todas as ocorrências que tenham necessidade de ser reportadas são, de facto, comunicadas às autoridades competentes.

“Não escondemos situações que temos que denúnciar e denunciamos às autoridades competentes, quer seja o Ministério da Educação quer seja CCPJ, ou mesmo os próprios tribunais. É um dever que as escolas têm e as escolas efetuam e cumprem esse dever", garante.

Filinto Lima reagiu, assim, na Renascença, à dupla denúncia da FNE: há registo de aumento de casos de violência nas escolas e muitos casos são "abafados".

O presidente da ANDAEP afirma que não tem dados que permitam acompanhar o quadro indicado pela FNE: “Neste momento, não temos dados que nos permitam subscrever aquilo que disse a FNE. Seguramente que a FNE e o Sindicato de Professores terá esses dados, nós não os temos portanto não posso confirmar porque não temos números que nos possam, de facto, validar aquilo que hoje foi anunciado por este sindicato.”