Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Itália registou 13.720 casos de covid-19 e 528 mortes, nas últimas 24 horas, em consequência da pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Tal como sucedeu no nos últimos dois dias, Veneto (norte da Itália) é a região com mais casos em 24 horas (2.550), enquanto as restantes zonas de Itália apresentam números abaixo das 2.000 novas infeções por dia.
No segundo lugar, surge a região Emilia-Romagna (1.891), seguida pela Lombardia (1.562) e Lazio (1.372).
O Governo italiano repartiu as regiões por cores (amarelo, laranja e vermelho) dependendo do nível de casos de infeção e tem aplicado um conjunto de medidas de restrições, de acordo com o risco.
Por enquanto, a única região que permanece vermelha é Abruzzo (centro), enquanto o resto do país mudou para laranja ou amarelo.
O presidente da região de Abruzzo, Marco Marsilio, do partido ultraconservador Irmãos de Itália, assinou uma portaria para que a região se transforme em laranja a partir de terça-feira, decisão tomada unilateralmente, já que esta gestão é da estrita competência do Ministério da Saúde.
O Governo italiano já avisou às autoridades de Abruzzo que a região deve esperar até quarta-feira para verificar se muda de cor, segundo normas ministeriais, acrescentando que responsabilizará o presidente regional por eventuais aumentos no número de infeções.
Perante pressões de comerciantes e empresários locais, Marsilio tem tomado a iniciativa de relaxar medidas de restrição, com o argumento de não querer penalizar a economia.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.535.987 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.