Há quem dispense o protector solar nos seus cuidados diários, usando-o apenas quando vai à praia ou à piscina. Mas a verdade é que o produto actua como uma verdadeira barreira de protecção, mesmo no dia-a-dia.
Saiba tudo sobre o protectores solares e desfaça os mitos.
Uma pessoa que não protegeu a pele quando era criança precisa, mesmo assim, de usar protector solar?
Nunca é tarde para começar a proteger-se. Quanto mais se proteger do sol, independentemente da idade, menos lesões a pele vai sofrer.
É preciso usar protector quando não há sol?
Sim, as nuvens não bloqueiam a passagem dos raios ultravioleta, que aumentam o risco de cancro. Entre 40 e 60% da radiação ultravioleta atravessa as nuvens e chega à Terra.
Uma pessoa que está bronzeada precisa de usar a mesma quantidade de protector solar?
Sim, o bronzeado não garante protecção à pele. Todos os dermatologistas recomendam que pessoas que já estão bronzeadas ou que são naturalmente morenas ou negras se protejam com protector solar. O índice de protecção é que poderá variar.
Se a exposição solar pode causar cancro, é preferível não apanhar sol?
Não. A exposição solar adequada traz benefícios à saúde. Para produzir vitamina D de forma segura, deve-se apanhar sol, pelo menos, durante 15 a 20 minutos por dia.
As principais consequências da deficiência de vitamina D são:
- Enfraquecimento ósseo;
- Osteoporose em adultos e idosos;
- Osteomalácia em crianças;
- Dor e fraqueza muscular;
- Diminuição de cálcio e fósforo no sangue.
Quem estiver por baixo do guarda-sol tem risco de se queimar?
Sim, o protector solar é necessário mesmo nesses casos.
Os raios solares são reflectidos no chão, na areia ou noutras superfícies, atingindo quem está por baixo de um guarda-sol.
O protector solar precisa ser renovado?
Sim, deve-se usar sempre protector solar com um índice adequado à idade e ao tipo de pele, de preferência, igual ou superior a 30. E renove a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de duas em duas horas), especialmente se estiver molhado ou se transpirar bastante.
O produto deve ser aplicado 20 a 30 minutos antes de sair de casa, para que seja convenientemente absorvido. Espalhe o produto em abundância. Se aplicar pouca quantidade, o índice de protecção pode diminuir para metade ou um terço.
Quais são os sintomas de queimadura solar?
Os sintomas são pele vermelha, dolorosa e anormalmente quente após a exposição solar. Depois da queimadura pode ocorrer febre, bolhas na pele e dor intensa nas regiões afectadas.
- Em caso de queimadura solar o que devo fazer?
- Evitar nova exposição ao sol;
- Aplicar compressas com água fria;
- Não rebentar as bolhas;
- Não aplicar álcool, manteiga ou óleos gordos;
- Contactar o médico, se se agravar.
Um bom protector pode prevenir o aparecimento de manchas, o escurecimento das sardas, o envelhecimento da pele e ajuda na prevenção do cancro da pele.
Pode ainda ser fundamental para proteger a pele das radiações em determinadas profissões – é o caso dos motoristas, dos agricultores, dos pescadores, jardineiros ou trabalhadores da construção civil.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que se evite a exposição directa ao sol entre as 11h00 e as 17h00.