Estão já marcados os voos de apoio ao repatriamento entre Portugal e Moçambique, anunciou a embaixada portuguesa em Maputo.
Os voos, operados pela TAP, partem de Lisboa na sexta-feira (dia 3) e no domingo (dia 5). No sábado (4) e na segunda-feira (6) partem dois voos de Maputo em direção a Lisboa.
As reservas devem ser feitas junto da companhia aérea.
Segundo a embaixada, podem embarcar nestes voos cidadãos nacionais portugueses, titulares de autorização de residência em Portugal, cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respetivas famílias. Podem ainda embarcar nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia, em trânsito para o país de origem ou residência legal e ainda situações humanitárias.
Os voos de e para Moçambique estão suspensos desde segunda-feira, 29 de novembro, estando ainda a ser imposta quarentena a passageiros oriundos de um conjunto de países africanos.
A decisão surge no seguimento das preocupações e medidas de contenção na União Europeia, suscitadas pela deteção da nova variante Ómicron, na África do Sul, potencialmente mais infecciosa.