O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai passar a disponibilizar oito medicamentos para tratar a hepatite C. O Infarmed concluiu esta sexta-feira negociações com quatro empresas para financiar o tratamento.
Em comunicado, a Autoridade do Medicamento explica que agora são oito os medicamentos, distintos, três dos quais aprovados em 2017.
O comunicado refere ainda que "foi obtida aprovação da utilização no SNS de um novo medicamento para o tratamento de todos os genótipos do vírus da hepatite C".
Por exemplo, o director-geral da Gilead Sciences Portugal, Vítor Papão, realça o facto de que os "tratamentos inovadores" revelaram "taxas de cura superiores a 96%", e "contribuem para a melhoria significativa da qualidade de vida não só dos doentes mas também das suas famílias".
Já segundo o Infarmed, os "tratamentos inovadores disponibilizados" permitiram o tratamento de "mais de 10 mil doentes", "sendo que mais de cinco mil estão curados", lê-se no mesmo documento.
O Infarmed e a farmacêutica tinham celebrado em Fevereiro de 2015 um acordo que estabelecia um plano para tratamento dos doentes com hepatite C, determinando que a farmacêutica é paga quando o doente fica tratado.