O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou no fim da sua visita oficial à República Dominicana que as autoridades dominicanas avançaram ideias "já muito concretas" e até "algumas propostas inesperadas" para uma "parceria com Portugal".
Neste encontro num hotel de Santo Domingo estiveram representantes da Altice e da Mota-Engil e também marcou presença o diretor-geral da Organização Mundial para as Migrações (OIM), António Vitorino.
O rei de Espanha, Felipe VI, que se encontrava no mesmo hotel, foi cumprimentar Marcelo Rebelo de Sousa.
Antes do Presidente da República, discursou o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que qualificou esta visita como "histórica" e "o início de uma era diferente num relacionamento sempre amistoso, um relacionamento antigo" entre Portugal e a República Dominicana.
Marcelo e Costa juntos na República Dominicana
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, participam esta sexta-feira e sábado na 28.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre na República Dominicana sob o lema "Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável".
Esta será a primeira cimeira com formato totalmente presencial desde o início da pandemia de covid-19, que levou a que o anterior destes encontros, previsto para 2020, em Andorra, se realizasse apenas em 2021, com formato híbrido.
A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.