O grupo Volkswagen, envolvido na manipulação dos testes de emissões poluentes, anunciou que vai reduzir em mil milhões de euros por ano os investimentos previstos para a marca.
Em comunicado, o novo responsável da marca Volkswagen (VW), Herbert Diess, anunciou que o programa de poupança em curso será executado mais rapidamente do que o esperado e que o investimento será reduzido em mil milhões de euros por ano.
O grupo, através do presidente executivo do grupo, Mathias Muller, tinha referido na semana passada que os investimentos previstos de 86 mil milhões de euros até 2020 seriam analisados e alguns congelados ou adiados.
O grupo Volkswagen detém em Portugal a fábrica da Autoeuropa onde são produzidos os modelos Eos, Scirocco e Sharan e Seat Alhambra e anunciou em Março de 2014 um investimento de mais de 670 milhões de euros e a criação de mais de 500 postos de trabalho para o período entre 2014 e 2019.
Herbert Diess adiantou, esta terça-feira, uma nova reorientação estratégica da marca, com uma aposta clara nos veículos eléctricos e uma nova estratégia para os motores a gasóleo, o foco do escândalo.
"A marca Volkswagen vai reposicionar-se para o futuro, tornando-se mais eficiente, oferecendo à gama de produtos novas tecnologias, acelerando o programa de eficiência", acrescentou.
O responsável máximo da VW comprometeu-se a instalar nas fábricas de motores diesel'a nova tecnologia SCR e AdBlue na Europa e na América do Norte "o mais rapidamente possível".
A tecnologia SCR (do inglês Silicon Controlled Rectifier) permite eliminar grande parte das partículas poluentes dos motores a gasóleo, sendo obrigatório desde início de Setembro em todas a marcas a circular na Europa.
11 milhões de veículos afectados
A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros). Dois dias depois, a VW reconheceu ter falseado os dados em 11 milhões de veículos.
Em Portugal existem 94. 400 veículos a gasóleo do grupo equipados com o software que manipula as emissões poluentes. A SIVA, a representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen, avança este número e também a informação de que serão apresentadas, já em Outubro, as soluções técnicas para os automóveis afectados, assim como as medidas a aplicar.
A Seat Portugal, que também pertence ao grupo alemão mas não é representado pela SIVA, decidiu, esta terça-feira, suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em “stock”, equipados com o motor EA189.
O escândalo manchou o nome da marca, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.