A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, recebeu, este domingo, jprolongados aplausos dos congressistas com os elogios que fez ao líder socialista, António Costa, pedindo mobilização para as eleições legislativas, regionais da Madeira e europeias.
Ana Catarina Mendes, "número dois" da direção deste partido, falava momentos antes de os delegados socialistas terem aprovado por ampla maioria a moção de orientação política apresentada por António Costa, intitulada "Geração 20/30".
Na sua intervenção, a secretária-geral adjunta do PS não se referiu ao tema relativo ao posicionamento ideológico do seu partido, que ocupou parte dos trabalhos de sábado, nem abordou a questão se a atual solução de Governo, com o apoio do Bloco de Esquerda, PCP e PEV no parlamento, deve continuar na próxima legislatura.
Ana Catarina Mendes optou antes por puxar pela história do PS, lembrando o resistente antifascista Edmundo Pedro, que faleceu recentemente, e referiu-se com rasgados elogios a António Costa.
"O PS apresenta-se aos portugueses com a credibilidade e com a serenidade de ter um líder que é determinado, convicto, de esquerda e que foi capaz de trazer nos últimos dois anos e meio de trazer a esperança e a confiança a Portugal. António Costa é o melhor herdeiro do legado da nossa história", afirmou
Ana Catarina Mendes apelou à mobilização do partido para as batalhas eleitorais do próximo ano, com declarações de certeza de vitória, desde logo, nas Regionais da Madeira.
“Vamos ganhar as legislativas. Os portugueses merecem António Costa como primeiro-ministro”, proclamou, sendo logo aplaudida de pé.