Tudo está em aberto para as eleições de 21 de dezembro na Catalunha. Mas uma sondagem da empresa GAD3 para o diário catalão "La Vanguardia", realizado entre os dias 30 de Outubro e 3 de Novembro (já revelando o impacto de oito membros do governo), dá a vitória aos partidos pró-independência.
O ERC, PDECat e a CUP podem ficar em 66 deputados do parlamento catalão, mas abaixo da maioria absoluta, que se situa nos 68 deputados. A sondagem dá conta de uma participação recorde de 80% nesta eleição.
O ERC, Esquerda República da Catalunha, segundo esta sondagem, ganhará a eleição com 29%, o que lhe dará entre 45 a 46 deputados.
O Ciudadanos segue-se com cerca de 21% que lhe valem entre 27 e 28 deputados. Já o Partido Socialista da Catalunha subiria dois pontos até aos 20%, para a terceira posição.
A maior queda será, segundo esta sondagem, do Partido Democrata Europeu da Catalunha. O partido do ex-líder do governo regional Artur Más, passa de 31%, em 2012, para 10%, numa redução de quase 35 lugares no Parlamento.
(Correcção: O nome do ex-presidente do governo regional da Catalunha estava erradamente escrito como Alberto Más e não Artur Más como é correcto.)