O Papa Francisco passou uma noite tranquila no hospital e a equipa médica está otimista com a sua recuperação, avança a agência de notícias italiana ANSA.
Francisco, 86 anos, foi conduzido ao hospital Gemelli, em Roma, na quarta-feira e diagnosticado com uma infeção respiratória que exige “alguns dias” de tratamento, informou o Vaticano.
A equipa médica “está muito otimista” e, se não houver surpresas, Francisco poderá receber alta a tempo para as celebrações do Domingo de Ramos, no dia 2 de abril, informou a ANSA, citando fontes hospitalares não identificadas.
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, uma semana com várias de cerimónias rumo ao Domingo de Páscoa, 9 de abril, o dia mais sagrado do calendário cristão, marcando a ressurreição de Jesus Cristo.
O Papa Francisco queixou-se nos últimos dias de "algumas dificuldades respiratórias", indicou Matteo Bruni, e foi esta quarta-feira submetido a exames médicos na Policlínica Gemelli.
"O resultado dos mesmos detetou uma infeção respiratória (excluindo a infeção por Covid-19) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar adequada", referiu o porta-voz do Vaticano.
De acordo com Matteo Bruni, o Papa Francisco "está sensibilizado com as muitas mensagens recebidas e expressa a sua gratidão pela proximidade e orações”.
O Papa participou esta quarta-feira de manhã na audiência geral das quartas-feiras na Praça de São Pedro, antes de ser levado para a Policlínica Gemelli.
O Vaticano disse, inicialmente, que Francisco foi ao hospital para realizar exames de rotina, que acabaram por detetar o problema de saúde.
Além dos problemas num joelho, que afetam a locomoção, em julho de 2021, o Papa Francisco foi operado aos intestinos devido a uma diverticulite.
A notícia do internamento e da infeção respiratória acontecem poucas semanas depois do Papa Francisco assinalar o 10.º aniversário do seu pontificado.