Leia também:
- O que é uma requisição civil? Quando pode ser decretada?
- Perguntas e respostas sobre a greve dos enfermeiros às cirurgias
A Ordem dos Enfermeiros (OE) convocou para uma reunião os sindicatos que decretaram a chamada “greve cirúrgica” e os enfermeiros diretores dos hospitais onde decorre a paralisação, na sequência do anúncio da requisição civil aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros esta quinta-feira.
Num comunicado, a OE indica que a reunião vai decorrer em Lisboa na próxima terça-feira, contando também com a presença de representantes do Movimento Greve Cirúrgica, grupo de enfermeiros que impulsionou a greve às cirurgias em vários hospitais públicos e que tem realizado recolhas de fundos para compensar os grevistas através da plataforma Crowdfunding.
A reunião decorre no âmbito do "acompanhamento que a Ordem tem vindo a fazer da situação" da greve em blocos operatórios, segundo a nota.
A bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, anuncia ainda no comunicado que, já amanhã, estará, “como sempre tem estado”, junto dos enfermeiros num protesto marcado para junto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Segundo representantes do Movimento Greve Cirúrgica, na sexta-feira de manhã estão previstas concentrações em frente ao hospital Santa Maria, ao Hospital São João, no Porto, junto ao Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e junto ao Hospital de Viseu.
O Governo decidiu hoje decretar requisição civil para travar a greve dos enfermeiros, invocando incumprimento dos serviços mínimos.
A greve em blocos operatórios em sete centros hospitalares decorre há uma semana e devia prolongar-se até final do mês. A partir da sexta-feira há um pré-aviso de greve que alarga a paralisação a mais três centros hospitalares, num total de dez.