Está a caminho da Polónia um segundo grupo de portugueses e luso-ucranianos que pediu ajuda à embaixada para sair de Kiev.
Ao que a Renascença apurou são algumas dezenas. Já na quinta-feira um grupo semelhante tinha abandonado o país com o mesmo destino e também com o apoio de Portugal.
O Governo aconselha os portugueses que consigam sair da Ucrânia, pelos seus próprios meios, a seguirem para a Polónia e para a Roménia.
Fonte do Executivo disse que as embaixadas estão preparadas para acolher todos os que ali cheguem e que depois serão transportados de avião para Portugal.
A mesma fonte indica que o Governo recebeu vários pedidos de ajuda, de pessoas que querem sair da Ucrânia, portugueses, luso descendentes e também de outras nacionalidades.
O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, disse ontem à Renascença que, logo após o início da guerra na Ucrânia, foi contactado por cerca de 40 pessoas de Lisboa que queriam trazer as suas famílias ucranianas para o nosso país.
Ou seja, já ontem havia cidadãos ucranianos a caminho de solo nacional.
O representante não conseguiu precisar o número de pessoas que pretendem vir para Portugal, onde já têm família, mas indicou que a maioria são idosos e crianças.
A Embaixada de Portugal em Kiev está a aconselhar os cidadãos portugueses a saírem da Ucrânia pela fronteira terrestre com território da União Europeia.
"Aconselhamos os cidadãos portugueses a que saiam da Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia, preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia." Devem levar água, comida e agasalhos.
A missão portuguesa tem contactos de emergência e um ponto de encontro para quem quiser ajuda diplomática.
Local 1: Rivne
Morada: FAPOMED - Vulytsya Ostroz’koho 46, Hoshcha 35400, RIVNE
COORDENADAS: 50°36'40.2"N 26°40'40.4"E
Local 2: Khmelnytskyi
Morada: HOTEL TAMERLAN - Estrada Nizhnia Bierieghova 2, Khmelnytskyi, 29000, Ucrânia
COORDENADAS: 49°26'23.3"N 26°58'16.9"E
Os telefones alternativos de contacto para emergência/evacuação são: +380 981 769 334 e +881 632 560 794.