OE 2016. Dúvidas de Bruxelas trazem técnicos a Lisboa
30-01-2016 - 10:50

Sexta-feira era a data limite para Portugal responder às questões da Comissão Europeia, mas fonte do Ministério das Finanças disse à Renascença que não foi enviada qualquer carta.

Estão em Lisboa técnicos da Comissão Europeia para esclarecer as dúvidas de Bruxelas sobre o esboço do Orçamento do Estado para 2016.

Segundo a edição deste sábado do “Diário de Notícias”, vai haver reuniões ao longo do fim-de-semana entre a delegação europeia e técnicos do Ministério das Finanças no sentido de garantir o cumprimento das metas orçamentais.

O jornal adianta que o ministro Mário Centeno e o vice-presidente da Comissão Europeia têm conversado ao telefone sobre o assunto e fonte do Ministério das Finanças disse à Renascença que vão decorrer conversações ainda por mais alguns dias.

Sexta-feira era a data limite para Portugal responder às dúvidas de Bruxelas, mas não foi enviada qualquer carta, sendo a comunicação feita por telefone.


Entretanto, Berlim avisa Lisboa de que as regras orçamentais são para cumprir.

Ao semanário “Expresso”, fonte oficial do Ministério das Finanças alemão lembra que os Estados-membros têm de cumprir as regras orçamentais europeias que foram acordadas por todos.

O aviso surge a poucos dias de o primeiro-ministro português, António Costa, se deslocar à Alemanha, onde tem encontros agendados com a chanceler alemã, Angela Merkel.