O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai participar esta segunda-feira na celebração do 25 de Novembro, na Assembleia da República.
Em declarações à Renascença, este domingo, em Roma, onde esteve na entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Coreia do Sul, o bispo diz que desde a infância foi habituado a associar o 25 de Abril e o 25 de Novembro.
“São datas interligadas uma à outra, completam-se reciprocamente”, disse D. Rui Valério, esclarecendo que estará presente porque foi convidado.
“Estive no 25 de Abril enquanto patriarca de Lisboa. Nessa mesma qualidade, fui convidado a fazer aquilo que os meus predecessores sempre fizeram: participar e partilhar aquilo que é o caminho da humanidade, o caminho da nossa sociedade e, portanto, os portugueses [nesta segunda-feira], tal como no 25 de Abril, estiveram focados na celebração da democracia, na celebração da liberdade e nesse capítulo aí estaremos sempre”, sublinha o patriarca de Lisboa.
A sessão comemorativa do 25 de Novembro realiza-se esta segunda-feira, pela primeira vez, na Assembleia da República.
O Partido Comunista não vai marcar presença, tal como a Associação 25 de Abril, e o Bloco de Esquerda estará representado apenas por um deputado.
A sessão solene, que começa pelas 11h00, vai contar com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro; e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; e dos antigos Presidentes Cavaco Silva e Ramalho Eanes, que desempenhou um papel determinante no 25 de Novembro de 1975.
A cerimónia será transmitida no site e no YouTube da Renascença.