Semana arranca com aumento no preço dos combustíveis
10-04-2023 - 07:09
 • Olímpia Mairos

Gasóleo aumenta um cêntimo e gasolina um cêntimo e meio.

A semana arranca com uma subida nos preços dos combustíveis. O gasóleo deverá custar mais um cêntimo por litro, enquanto o litro da gasolina simples 95 deverá subir 1,5 cêntimos.

Na base da subida dos preços dos combustíveis está a subida da cotação do Brent (valor de referência para o barril de crude).

A confirmarem-se estas previsões, significa que o gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,504 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,712 euros por litro.

O preço final dos combustíveis nas bombas depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.

Recorde-se que o Ministério das Finanças decidiu manter as medidas de mitigação da subida dos preços dos combustíveis até 17 de abril, com uma redução da carga fiscal igual à de março, equivalente a 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina.

De acordo com o comunicado das Finanças, “o total do desconto na carga fiscal mantém-se inalterado, na medida em que a taxa de carbono se mantém suspensa, aplicando-se os valores de 2021, e os descontos no ISP mantêm-se iguais face ao mês de março, dada a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas”.

O executivo também determinou manter a suspensão da atualização da taxa de carbono em março de 2023, resultando num desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa de carbono que seria fixada em 2023, com base na evolução dos preços do comércio europeu dos leilões de licenças de emissão de gases de efeito de estufa.

A este desconto acresce o respetivo IVA, o que, assim, totaliza 15,8 cêntimos por litro de gasóleo e 15 cêntimos por litro de gasolina, desconto que o ministério diz ter mantido “inalterado” face a março de 2023.