Fernando Negrão vai ser o nome indicado pelo PSD como candidato a presidente da Assembleia da República. O nome, que será apoiado por PSD e CDS, foi confirmado à Renascença por fontes dos dois partidos da coligação.
Antigo ministro da Segurança Social e ex-director da Polícia Judiciária, Fernando Negrão foi na última legislatura presidente da comissão de Assuntos Constitucionais e da comissão de inquérito ao BES. O seu nome ainda será ratificado na reunião da comissão política do PSD, que se reúne esta quinta-feira à noite, e será comunicado na sexta-feira ao grupo parlamentar.
A eleição do presidente da Assembleia da República – a segunda figura do Estado – decorre esta sexta-feira à tarde no Parlamento. O candidato do PS será Ferro Rodrigues, também ex-ministro da Segurança Social e antigo líder socialista. A eleição é feita por voto secreto em urna e o candidato vencedor tem de ter maioria absoluta, ou seja 116 votos.
Nenhum dos blocos partidários que vai propor candidatos garante por si a eleição de um presidente da Assembleia da República.
Em cima da mesa, ainda chegou a estar a hipótese de o PSD e o CDS apoiarem um nome proposto pelo PS, mas o mau resultado das conversas entre a coligação e o PS acabou por gorar essa hipótese.