Marius Niculae, antigo avançado do Sporting, é direto: “esta época é a melhor de sempre do Sporting”. O romeno diz que os leões mostraram “ser uma equipa muito forte” e elogia o “grande trabalho” de Rúben Amorim.
“Finalmente, depois de 19 anos, acho que o Sporting vai ser campeão”, diz em Bola Branca. Caso o Sporting vença o Boavista esta terça-feira, em Alvalade, sagra-se campeão a duas jornadas do fim.
Niculae não tem dúvidas de que Amorim fez “um excelente trabalho”, mas dá também muito crédito aos jogadores, naquilo a que chama “um trabalho conjunto”.
“Mas a verdade é que é o único em 19 anos que ganhou o título”, acaba por apontar. “Mostrou que é um treinador de grande qualidade e acho que o que fez com o Sporting vai ser muito importante para ele”, sublinha.
Interesse em Rúben Amorim
“Acho que todos os clubes da Europa estão em cima dele para o contratar, mas espero que fique muitos anos no Sporting e ganhe mais títulos”, admite, em entrevista à Renascença.
Para o antigo avançado romeno, o Sporting “tem aquela estrela de campeão” que há muito lhe “faltava para ser campeão”. Durante esta temporada, o clube de Alvalade “mostrou que tem jogadores de qualidade” e “não há dúvidas de que merece ser campeão”.
“Acho que esta equipa do Sporting vai ficar para a história como a melhor de sempre, espero que não perca nenhum jogo até ao fim”, atira.
Marius Niculae foi campeão pelo Sporting na temporada 2001/2002. Comparando os dois plantéis, o ex-jogador explica que são “equipas totalmente diferentes”. Na altura, era uma equipa “de craques com grande experiência”, como André Cruz, César Prates, Sá Pinto, João Pinto e Mário Jardel. “Uma equipa com muitos nomes”.
“Esta equipa é diferente. São também jogadores de qualidade como João Mário, Coates e os mais novos, mas é diferente. Esta é uma equipa muito forte a ser uma equipa”, revela.
"A minha segunda casa é o Sporting"
Niculae esteve quatro épocas ao serviço do Sporting, mas admite que tem “sempre uma ligação” aos leões. Revelando que falou ao longo da temporada com Nélson Pereira, Hugo Viana e Beto sobre o desempenho da equipa. “Como sou romeno, a minha casa é a Roménia, mas a minha segunda casa é Portugal e o Sporting”, diz.
Tendo vivido os festejos de há 19 anos, Niculae lamenta que, “por causa do que vivemos, não seja possível festejar como em 2001/02: no Marquês de Pombal, com tanta gente na rua”.
Revela ainda que, na Roménia, nem poderá festejar o título, quando este acontecer. “Aqui não posso festejar. Nós temos de estar em casa muito cedo. Mas claro que vou festejar em casa, sozinho!”, conclui.
O Sporting tem cinco pontos de vantagem sobre o FC Porto, que venceu o Farense (5-1), na jornada 32. Se vencer o Boavista, a equipa leonina garante, desde já, a conquista do título. O Sporting-Boavista é esta noite, às 20h30. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.