Portugal quer Índia com direito de veto no Conselho de Segurança da ONU
07-01-2017 - 17:12
 • Susana Madureira Martins , a acompanhar o primeiro-minitro na Índia

António Costa deu hoje, em Nova Deli, apoio às intenções do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Portugal apoia a entrada da Índia como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A garantia foi dada este sábado pelo primeiro-ministro, após um encontro com o seu homólogo indiano, Narendra Modia, em Nova Deli, no primeiro dia da visita de Estado de cinco dias à Índia.

António Costa defendeu, de resto, uma ideia que o novo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também já vem defendendo que é necessária para a reforma e reforço da organização para enfrentar os novos desafios.

O primeiro-ministro português garantiu nesta visita de Estado o apoio de Lisboa para que a Índia, a par de outros países, inclusive de África, se tornem membros permanentes daquele órgão.

“Para que as Nações Unidas tenham esse papel, é necessário que sejam o espelho do mundo de hoje, que exige a presença no Conselho de Segurança como membros permanentes de países como a Índia, Brasil e, seguramente, de um grande país africano”, argumentou Costa, referindo que “a Índia pode contar com Portugal neste esforço conjunto das relações multilaterais”.

Neste encontro com o homólogo indiano, o primeiro-ministro assinou diversos acordos bilaterais, em áreas como a defesa, energias renováveis, recursos marinhos, e start-up.

“Hoje abrimos a porta a uma relação como nunca tivemos até agora”, afirmou António Costa, acrescentando que “chegou o tempo de passarmos de melhores amigos a novos parceiros em áreas prioritárias como a economia e a ciência”.

No memorando de entendimento assinado entre os dois governos este sábado ficou ainda escrito que se discutiu a possibilidade de a Índia se juntar à Comunidade Portuguesa de Língua Portuguesa (CPLP), com o primeiro.ministro indiano, Narendra Modi, a deixar claro que considera como “positiva” a possibilidade de o seu país integrar aquela organização como observador associado.

António Costa quebrou o protocolo e de surpresa, nesta cerimónia em Nova Deli, entregou ao homólogo indiano uma camisola da selecção de Cristiano Ronaldo.