O PSD obteve o pior resultado dois últimos 36 anos e já se ouvem críticas a Rui Rio. Luís Menezes, ex-vice-presidente da bancada social-democrata, considera que a estratégia da atual liderança falhou.
No domingo, Rui Rio disse que o PSD é "a única" força política "suficientemente grande e capaz para apresentar um alternativa sólida para governar Portugal". Reconhecendo que "o PSD não atingiu o seu principal objetivo", apontou "as circunstâncias" em que o partido disputou estas eleições legislativas, aludindo a um "enquadramento muito difícil por razões externas e internas".
O PSD de Rui Rio obteve no domingo o pior resultado do partido em legislativas dos últimos vinte anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005.
O resultado deste domingo ficará como o quarto pior do PSD em eleições para o parlamento, abaixo de dois alcançados já este século: o de Santana Lopes em 2005 (28,77%, 1,6 milhões de votos e 75 deputados, já com a composição atual de 230 parlamentares) e de Manuela Ferreira Leite em 2009 (29,11%, 1,6 milhões de votos e 81 deputados).