O PSD e a Iniciativa Liberal querem esclarecimentos sobre a notícia de que refugiados ucranianos estão a ser recebidos no município por russos pró-Putin, avançada esta sexta-feira pelo jornal "Expresso".
O PSD quer ouvir na Assembleia da República o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, e a embaixadora da Ucrânia.
O deputado social-democrata Ricardo Batista Leite diz que esta é uma situação inaceitável e que merece também esclarecimentos por parte do primeiro-ministro António Costa.
“A ser verdade esta notícia, o PSD repudia absolutamente e considera inaceitável esta atitude por parte das autoridades locais, neste caso a Câmara de Setúbal, e de todas as entidades envolvidas”, disse aos jornalistas o vice-presidente da bancada parlamentar.
A indignação de Ricardo Batista Leite é partilhada pela Iniciativa Liberal, que também vai chamar ao Parlamento o autarca de Setúbal e o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal.
A deputada Joana Cordeiro, da Iniciativa Liberal, diz que há outros casos semelhantes ao de Setúbal.
Segundo o jornal Expresso, pelo menos 160 refugiados ucranianos terão sido recebidos pelo antigo presidente da Casa da Rússia e pela mulher, funcionária do município de Setúbal.
Os dois terão questionado os refugiados sobre os familiares que ficaram na Ucrânia, mas a Câmara Municipal de Setúbal garante que “nunca foi feita tal pergunta.
A denúncia foi avançada pela embaixadora da Ucrânia em Portugal. Inna Ohnivets disse que a situação pode ser perigosa, nomeadamente, para os maridos que ficaram na Ucrânia.
O Alto Comissariado para as Migrações respondeu que não faz avaliações políticas, apenas técnicas.