Câmaras de vigilância captaram um jovem alemão, de 22 anos, a saltar para uma fonte de Florença e a trepar à estátua de Neptuno, na madrugada desta segunda-feira, levando-o a danificar o monumento.
O grupo de turistas acabou por fugir, mas, graças às câmaras de segurança da cidade, as autoridades italianas conseguiram identificar o indivíduo, avança o jornal Il Tirreno.
O autarca da cidade de Florença, Dário Nardella, partilhou o vídeo e a fotografia do turista na rede social X (antigo Twitter), dizendo que “não existe justificação para o vandalismo da herança cultural”.
Os danos específicos na estátua foram entretanto revelados: um pedaço de mármore da carruagem de Neptuno ficou partido e o casco de um dos cavalos também sofreu danos. No total, a reparação da estátua deverá ascender aos 5 mil euros, estando já prevista para o próximo mês de outubro.
Ao jornal local La Nazione, o arquiteto responsável pela preservação dos monumentos de Florença, Tommaso Muccini, explicou que o alarme de segurança foi ativado no momento em que o turista desceu da estátua.
A estátua de Neptuno tem cerca de 500 anos, concebida com o objetivo de celebrar o casamento do filho herdeiro do duque Cosimo de Medici com a duquesa da Áustria. A estátua foi totalmente restaurada em 2018.
Episódios de turistas a danificar património histórico e cultural em Itália têm-se repetido nos últimos meses. Em Roma, um homem foi apanhado a gravar o nome da namorada no Coliseu. Em agosto, um grupo de turistas destruiu uma estátua com mais de 150 anos na Lombardia. O Corredor Vasariano, em Florença, foi também vandalizado durante o verão.