A atleta portuguesa Liliana Cá conseguiu, na madrugada deste sábado, garantir o apuramento para a final do lançamento do disco.
A lançadora natural do Barreiro, de 34 anos, lançou 62,85 metros no segundo ensaio, conseguindo o oitavo lugar na qualificação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Liliana Cá começou o Grupo B do concurso com 57,70, prosseguindo com 62,85 e um nulo, assegurando um lugar entre as 12 que vão à final, marcada para segunda-feira, às 12h00.
Em declarações aos jornalistas, a atleta diz que, se conseguir o recorde nacional, seguramente também estará no pódio olímpico.
"É a minha primeira vez nos Jogos Olímpicos e a minha primeira final. Se eu conseguir fazer o recorde [nacional], provavelmente também conseguirei chegar às medalhas", explica.
"Neste momento, estou a lugar para [conseguir] os dois. Quando chegar a final, espero conseguir", adianta.
A estreante em Jogos Olímpicos chegou a Tóquio 2020 com a 12.ª melhor marca mundial do ano, com os 66,40 do recorde nacional alcançado em Leiria, em 06 de março último.
Antes, Irina Rodrigues não foi além de 57,03 metros na qualificação e falhou a final, ficando no 25.º lugar, na primeira vez que estiveram duas portuguesas no concurso de lançamento do peso dos Jogos Olímpicos.
Irina Rodrigues cumpriu a sua terceira presença olímpica, depois de ter sido 32.ª em Londres 2012 e desistido no Rio 2016, devido a uma fratura do perónio, já na Aldeia Olímpica.