"FC Porto deve renovar com Sérgio Conceição, independentemente dos resultados"
18-03-2021 - 12:28
 • José Barata (entrevista), com Renascença

Carlos Azenha, que já trabalhou no FC Porto e no Portimonense, perspetiva um desafio em que os dragões não vão entrar desfocados pelo brilho da Liga dos Campeões. "Enquanto for possível, os jogadores vão tentar reduzir a distância para o primeiro lugar".

Pinto da Costa já declarou a intenção de renovar o contrato de Sérgio Conceição, que termina no final da época. O presidente do FC Porto não fez depender essa vontade de qualquer resultado, o que no entender de Carlos Azenha faz todo o sentido.

O antigo adjunto dos dragões defende que um clube "não deve renovar com um treinador só por ele ganhar". "Acho que o Porto deve renovar com o Sérgio, e o presidente tem essa noção melhor que ninguém, porque ele tem qualidades para estar à frente do projeto, independentemente dos resultados. Ele encarna o ADN do Porto e o jogo da Juventus foi um bom exemplo disso", diz Azenha, em entrevista à Renascença.

Outra renovação pendente no FC Porto é a de Otávio, "um dos melhores médios do futebol português, senão o melhor", avalia o treinador. Carlos Azenha acredita que o brasileiro irá continuar no Dragão e "no dia em que perceber o tempo que perde a discutir com os árbitro e concentrar isso em proveito próprio, será um dos melhores da Europa".

Deslocação ao Algarve

O FC Porto joga com o Portimonense, este sábado, para a jornada 24 da I Liga e não tem margem para errar, dada a distância que separa o clube do Sporting, primeiro classificado, e dos perseguidores, Braga e Benfica.

Carlos Azenha está convicto de que "o foco dos jogadores do Porto é tentar reduzir ao máximo a distância para o primeiro lugar". É por isso que o também antigo treinador do Portimonense pensa que não haverá qualquer facilitismo por parte dos campeões nacionais.

O brilho da Liga dos Campeões, assume, "poderia provocar algum laxismo aos jogadores" na competição interna, mas isso não irá acontecer, prevê, "porque o Porto não está em primeiro lugar e tem de ganhar".

O FC Porto, segundo classificado da I Liga, tem 10 pontos de atraso em relação ao Sporting, um de vantagem sobre o Braga e três sobre o Benfica. O Portimonense é 12.º colocado, três pontos acima da zona de despromoção direta.

Os algarvios recebem os dragões no sábado às 18h00. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.