Portugal e Espanha avançam com uma candidatura conjunta ao Mundial de Futebol de 2030, anunciaram esta quarta-feira as federações dos dois países ibéricos.
“Fernando Gomes, presidente da FPF, e Luis Rubiales, presidente da RFEF, assinaram um protocolo para impulsionar a candidatura conjunta à organização do Mundial'2030”, avança a Federação Portuguesa de Futebol, em comunicado.
O protocolo foi celebrado esta quarta-feira, no Estádio José Alvalade, onde se realiza um amigável entre as seleções de Portugal e Espanha.
O entendimento "veio reforçar a união de forças para impulsionar a candidatura conjunta à organização do Mundial'2030, estabelecendo estratégias comuns e plataformas de cooperação a nível técnico e de organização de eventos desportivos".
"As duas federações prometem unir esforços também em diversas áreas, tais como responsabilidade social e na troca de experiências e conhecimentos", sublinha o comunicado.
O jornal espanhol "Marca" adianta que os primeiros-ministros de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sanchez, apoiam a candidatura ibérica ao Mundial de Futebol.
A decisão sobre quem será o anfitrião do Campeonato do Mundo de 2030 será tomada dentro de quatro anos, num congresso da FIFA marcado para 2024.
Além do Mundial na Península Ibérica, estarão em cima da mesa a candidatura de Marrocos e uma conjunta de quatro países sul-americanos: Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.