O Facebook decidiu descontinuar a funcionalidade de compras em direto na plataforma. Em comunicado, a rede social anunciou esta terça-feira que, a partir de 1 de outubro de 2022, vai deixar de ser possível organizar "qualquer evento novo ou agendado de compras em direto no Facebook".
Os utilizadores podem continuar a usar o Facebook Live para transmitir eventos em direto, mas deixam de ter à disposição funcionalidades específicas de vendas via Marketplace, como criar listas de reprodução de produtos ou identificar produtos com tags nos vídeos em direto.
Por outras palavras, os utilizadores podem continuar a utilizar eventos em direto no Facebook para promover os seus produtos, mas deixam de poder identificá-los em listas com os respetivos preços e a remeter para as próprias páginas de negócio.
A Meta justifica a decisão com o facto de que os "comportamentos de visualização dos consumidores estão a mudar para vídeos de curta duração", pelo que está a "alterar o foco para o Reels no Facebook e no Instagram, o produto de vídeo de curta duração da Meta".
Este verão, deu que falar o momento em que o Presidente da República invadiu um destes diretos, quando duas mulheres vendiam roupa de uma loja no Porto.
[atualizado às 11h30 de 31/08 com esclarecimentos sobre o anúncio do Facebook]