Avisos amarelo e laranja devido ao calor no fim de semana
04-08-2023 - 06:48
• Lusa
70 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Quase todo o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo, devido ao calor no fim de semana, sendo agravado, para laranja, em Lisboa e Setúbal no sábado e em Beja e Évora no domingo.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo - o menos grave de uma escala de três - estará ativo a partir das 12h00 de hoje em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, estende-se no sábado (a partir das 12h00) a Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Évora e, no domingo, a Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Braga.
As persistência de valores elevados da temperatura fará o aviso passar para laranja (o segundo mais grave) a partir das 12h00 de sábado em Lisboa e Setúbal e, no domingo (12h00), em Beja e Évora, mantendo-se ativo pelo menos até às 00h00 de segunda-feira.
A Proteção Civil alertou na quinta-feira para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias, devido à previsão de aumento da temperatura, mantendo o país em alerta amarelo para risco de incêndios rurais.
Mais de 70 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão, esta sexta-feira, em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Em perigo muito elevado estão cerca de 90 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Lisboa, Leira, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real e Bragança. Em perigo elevado estão mais de 50 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.
Também por causa do calor, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou na quinta-feira aos peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa, que procurem ambientes frescos, bebam água, utilizem protetor solar e optem por refeições leves devido ao aumento das temperaturas previsto a partir desta sexta-feira.
Para ajudar os peregrinos a enfrentarem o calor, há uma sistema de nebulização que poderá ser acionado em caso de necessidade durante a missa de domingo, no Parque Tejo, assim como será distribuída água extra para que quem participa na JMJ se mantenha hidratado.
Para esta sexta-feira, o IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, mais significativa nas regiões Centro e Sul, e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental durante a tarde, assim como nas terras altas.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (Bragança) e os 21ºC (Faro) e as máximas entre os 24ºC (Aveiro) e os 36ºC (Faro, Beja e Setúbal).