Thomas Pidcock, da INEOS Grenadiers, venceu a 12.ª etapa da Volta a França, à chegada ao Alpe d'Huez. Na classificação geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard continua de amarelo.
O britânico de 22 anos vence a icónica etapa na sua primeira presença no Tour. O promissor ciclista conseguiu escapar a dois pilotos consagrados e terminou a etapa isolado, a 48 segundos de Louis Meintjes, que foi segundo, e Chris Froome, que foi terceiro, a 2m06s.
"Não é um mau feito para a primeira vez. Conseguir no meu primeiro Tour não é nada mau. É um feito incrível, quando estamos a passar pelas bandeiras e pelas pessoas todas, não se vê em mais nenhum lado", disse o britânico no fim da etapa.
A grande expectativa seria perceber se Tadej Pogacar, vencedor das últimas duas edições do Tour, iria consegui responder, depois de ter perdido a amarela na quarta-feira para Vingegaard.
O esloveno terminou a etapa no 5.º lugar, a 3m22s de Pidcock, com o mesmo tempo de Vingegaard, que segura a liderança da geral.
Pogacar conseguiu ultrapassar Romain Bardet na geral, que cai do segundo para o quarto lugar. A distância para Vingegaard continua a mesma: 2 minutos e 22 segundos. Geraint Thomas, da INEOS Grenadiers, subiu ao terceiro lugar, a 2 minutos e 26 segundos do dinamarquês.
O Tour volta à estrada na sexta-feira para a 13.ª etapa, num percurso de 193 quilómetros entre Le Bourg D'Oisans e Saint-Étienne.