Há voos que, esta terça-feira, após descolarem de aeroportos portugueses, estão a ser desviados para Espanha a fim de se abastecerem de combustível.
O efeito da greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas, que começou na madrugada desta terça-feira e que não tem ainda prazo para acabar, está a ser avançado pelos controladores aéreos espanhóis na sua página de Twitter.
"Vários vôos estão a ser desviados para Santiago para reabastecer depois de descolarem de Portugal. Em Portugal há uma greve de transporte que está a limitar a capacidade de reabastecimento nos seus aeroportos", pode ler-se numa mensagem publicada na conta de Twitter dos controladores aéreos espanhóis.
Dada a falta de combustível que se começou a verificar um pouco por todo o país, o Governo aprovou uma requisição civil pelo facto de a greve afetar "o abastecimento de combustíveis aos aeroportos, bombeiros e portos, bem como o abastecimento de combustíveis às empresas de transportes públicos e aos postos de abastecimento da grande Lisboa e do grande Porto”.
Nas últimas horas tem-se verificado uma corrida aos postos de abastecimento.
Após a requisição civil, os militares da GNR mantiveram-se de prevenção em vários pontos do país para que os camiões com combustível pudessem abastecer e sair dos parques sem afetarem a circulação rodoviária.