Pedro Pablo Pichardo chegou a Portugal, com a medalha de ouro dos Europeus de atletismo ao peito, mas já está centrado no próximo objetivo: bater o recorde mundial de triplo salto.
"Estou muito feliz. Aos poucos temos conseguidos os resultados. Falta-me o recorde mundial. Temos essa dívida connosco e com o povo. Vou apostar tudo na final da Liga Diamante", diz o atleta, aos jornalistas, no aeroporto de Lisboa, apontando ao melhor salto de sempre em Zurique, entre 7 e 8 de setembro, na etapa final da Liga Diamante.
O atleta luso-cubano foi campeão europeu com a marca de 17,50 metros e ficou a 18 centímetros da sua melhor marca pessoal, 18,08m.
Pichardo está a 22 cm de ultrapassar o recorde mundial, um dos mais antigos do atletismo fixado em 1995 pelo britânico Jonathan Edwards, que em Gotemburgo, na Suécia, saltou 18,29 metros.
Com o objetivo de "continuar a atingir bons resultados e medalhas", Pedro Pablo Pichardo não deixou de dizer que, apesar de agora sentir o carinho de todos, esta vitória foi também uma resposta "para todos os que duvidaram" da sua capacidade de atingir o que tem alcançado.