O primeiro-ministro agradeceu, este domingo, às equipas clínicas de França e Luxemburgo que trabalharam no combate à covid-19 no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e no Hospital Espírito Santo, em Évora.
No Twitter, António Costa salientou que o auxílio prestado pelas equipas luxemburguesas e francesas durante a terceira vaga da pandemia "deu expressão concreta à fraternidade e à solidariedade europeia".
"Obrigado às equipas médicas luxemburguesas que trabalharam no Hospital de Évora durante a terceira vaga da pandemia. Esta ajuda foi importante e sublinha a fraternidade entre o Luxemburgo e Portugal, num gesto de solidariedade europeia que não esqueceremos", começou por escrever o primeiro-ministro.
"O meu agradecimento à equipa de profissionais de saúde de França (...), num dos momentos mais difíceis do combate à pandemia", acrescentou.
No dia 16 de fevereiro, os dois hospitais em causa receberam as primeiras equipas clínicas de França e do Luxemburgo, constituídas por médicos e enfermeiros. Ficaram em Portugal durante cerca de 15 dias.
Além destas duas equipas, também trabalhou em território nacional uma equipa médica militar alemã.