Mergulhadores da Marinha inativam granadas de morteiro em Cascais
04-02-2024 - 16:09
 • Renascença

A Marinha sublinhou que engenhos explosivos deste tipo podem parecer estáveis ou seguros mas estar “totalmente funcionais”, como se verificou com os que foram destruídos no sábado.

A equipa de inativação de engenhos explosivos, da Marinha Portuguesa, foi acionada na tarde de sábado, depois de terem sido detetadas duas granadas de morteiro, encontradas junto ao Cabo da Roca, em Cascais.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa informou que ao início da noite, os engenhos foram destruídos através de uma detonação controlada, feito pelos mergulhadores pertencentes ao Destacamento de Mergulhadores Sapadores n°1 da Marinha,

Embora este tipo de engenhos possam "aparentar um estado estável e seguro", neste caso, "encontravam-se totalmente funcionais", anunciou a Marinha.

A Marinha, que trabalhou em coordenação com a Autoridade Marítima Local, alertou que "sempre que sejam encontrados engenhos deste tipo, os mesmos não deverão ser removidos, devendo-se alertar de imediato as autoridades locais".

A operação contou com o apoio da Polícia Marítima de Cascais, da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cascais e dos Bombeiros Voluntários de Cascais.