O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou esta sexta-feira a cimeira entre os Chefes de Estado das duas coreias e o respetivo acordo que prevê a “completa desnuclearização” da península.
O acordo também prevê o fim oficial da guerra na Coreia, ao fim de 65 anos. Os combates acabaram há décadas, mas nunca foi assinado um acordo de paz e ocasionalmente ainda acontecem escaramuças ou incidentes entre soldados de cada lado da zona desmilitarizada que divide a península.
Donald Trump reagiu de forma entusiástica à notícia, recorrendo à sua rede social favorita, o Twitter.
“GUERRA DA COREIA TERMINA! Os Estados Unidos e todo o seu GRANDE povo devem ter muito orgulho no que está a acontecer na Coreia”, escreveu.
Noutra mensagem acrescentou “Estão a acontecer coisas boas, mas só o tempo dirá!”
Por fim, num terceiro tweet, Donald Trump agradece a ajuda do seu "grande amigo" o presidente Xi, da China, em todo este caso, "sem ele teria sido um processo muito mais longo e duro".
A cimeira histórica que uniu Kim Jong Un e Moon Jae-in, da Coreia do Norte e da Coreia do Sul respetivamente, foi a primeira vez que um líder norte-coreano pisou solo da Coreia do Sul, desde o conflito.
Donald Trump prevê ainda encontrar-se com os dois chefes de Estado, separadamente, até junho.