Volodymyr Zelensky disse a pelo menos 50 senadores dos Estados Unidos da América que a Ucrânia vai perder a guerra com a Rússia se não receber apoio militar. A informação é avançada pelo The New York Times, que cita o democrata líder do Senado.
O Presidente da Ucrânia está na capital norte-americana, Washington D.C., esta quinta-feira, para reunir com o homólogo Joe Biden, na Casa Branca. Antes, passou pelo Capitólio para falar com líderes políticos dos partidos Democrata e Republicano, e ainda pelo Pentágono.
A maioria dos membros do Congresso norte-americano fez uma receção positiva ao chefe de Estado ucraniano. Grande parte dos elementos do Capitólio são ainda favoráveis ao apoio financeiro à Ucrânia por parte dos EUA.
No entanto, um grupo de Republicanos contra o apoio enviaram uma carta à Casa Branca a criticar as medidas do governo de Joe Biden.
O Presidente norte-americano "decidiu que não vai fornecer [mísseis] ATACMS, mas não excluiu essa possibilidade no futuro", declarou em conferência de imprensa o conselheiro para a Segurança nacional, Jack Sullivan.