As aulas na Escola Alexandre Herculano, no Porto, serão retomadas na segunda-feira para os alunos da unidade de multideficiência e ensino nocturno e na terça para os nonos anos e secundário, anunciou a secretária de Estado da Educação.
Após uma visita à escola e uma reunião na Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, Alexandra Leitão divulgou que as "obras urgentes" que vão ser realizadas durante o fim-de-semana vão permitir que as aulas na Escola Alexandre Herculano sejam retomadas.
Ao início da tarde o director do agrupamento, Manuel Lima, anunciou que a escola iria reabrir na quarta-feira para parte dos alunos, sendo que os estudantes do 7.º e 8.º anos seriam deslocados para a Escola Ramalho Ortigão.
Os trabalhos a serem realizados durante o fim-de-semana irão permitir porém antecipar a reabertura da escola.
Estes trabalhos incluem "obras imediatas e urgentes que vão ser feitas para melhorar as condições de conforto, de habitabilidade e de dignidade da escola", nomeadamente "ao nível dos vidros, do desentupimento de caleiras, do chão, para que (...) alguns alunos possam continuar a ter aulas aqui", explicou a governante.
"Numa segunda fase este edifício precisa e merece de uma obra de requalificação de fundo. Não posso neste momento comprometer-me com datas, mas vamos trabalhar", acrescentou Alexandra Leitão.
Para quarta-feira mantém-se o agendado início das aulas dos alunos do 7.º e 8.º anos na Escola Ramalho Ortigão.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) anunciou quinta-feira que a Escola Secundária Alexandre Herculano foi encerrada pelo respectivo director por "chover em várias salas".