Duas pessoas morreram num ataque dos rebeldes iemenitas Houthis contra um navio comercial no Golfo de Aden, avançam fontes oficiais dos Estados Unidos, citadas pela BBC.
São as primeiras vítimas mortais desde que os Houthis lançaram uma campanha de ataques contra navios, uma forma de apoiar a causa palestiniana na guerra contra Israel.
O cargueiro "True Confidence", com bandeira de Barbados, incendiou-se e foi abandonado pela tripulação.
Os rebeldes Houthis, próximos do Irão, atacam desde novembro, no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, navios comerciais que consideram estar ligados a Israel, alegando solidariedade com os palestinianos no contexto da guerra na Faixa de Gaza, onde Israel combate o movimento islamita palestiniano Hamas.
Desde que os Estados Unidos criaram uma força multinacional de proteção marítima e atacaram as suas posições no Iémen, por vezes com a ajuda do Reino Unido, os rebeldes iemenitas têm também como alvo navios norte-americanos e britânicos.
Na terça-feira, o exército dos Estados Unidos afirmou ter abatido um míssil rebelde e três 'drones' (aparelhos não tripulados) que visavam um contratorpedeiro da Marinha norte-americana no Mar Vermelho.
No dia anterior, os Houthis atacaram um navio porta-contentores pertencente ao armador italo-suíço MSC, alegando que se tratava de um "navio israelita".