O presidente indigitado do XV Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque (PSD), entrega esta terça-feira a composição do novo executivo ao representante da República para a região, Ireneu Barreto, no Palácio de São Lourenço, no Funchal.
Na passada quarta-feira, o representante da República para a Madeira indigitou o também líder do PSD regional para formar Governo com base no acordo parlamentar estabelecido com o CDS-PP, depois de ter recusado a solução conjunta proposta pelo PS e o JPP, que considerou não ter “qualquer hipótese de sucesso”.
O juiz conselheiro defendeu, pelo contrário, que “a solução apresentada pelo partido mais votado, o PSD, que tem um acordo de incidência parlamentar com o CDS, e a não hostilização, em princípio, do Chega, do PAN e da IL terá todas as condições de ver o seu programa aprovado na Assembleia Legislativa”.
O PSD venceu as regionais antecipadas, com a eleição de 19 deputados, ficando a cinco mandatos de conseguir a maioria absoluta. O parlamento regional é composto por 47 lugares, sendo necessários 24 deputados para a maioria absoluta.
O PS elegeu 11 deputados, o JPP nove, o Chega quatro e o CDS-PP dois, enquanto a IL e o PAN elegeram um deputado cada. De fora do parlamento ficaram a CDU (PCP/PEV) e o BE, que nas eleições regionais anteriores tinham conquistado um mandato.