O povo turco quer a pena de morte para os líderes da tentativa de golpe de Estado da última sexta-feira, afirma o Presidente Tayyp Erdogan.
Em entrevista à estação de televisão CNN, Tayyp Erdogan falou em nome da população e disse que os turcos querem “estes terroristas devem ser mortos”, referindo-se aos revoltosos.
“Por que motivo devo mantê-los e alimentá-los na prisão durante anos. É isso que o povo diz”, alega o chefe de Estado, num excerto de uma entrevista divulgado pela CNN.
Tayyp Erdogan já tinha declarado anteriormente que se o Parlamento aprovar o regresso da pena de morte ele vai promulgar o diploma.
A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, avisou esta segunda-feira que nenhum país com pena de morte poderá ser membro da União Europeia.
Na entrevista à CNN, o Presidente turco adiantou que nos próximos dias vai ser formalizado o pedido de extradição de Fethullah Gulen, clérigo que vive nos Estados Unidos e que é acusado pelo regime de Ancara de ser o mentor da tentativa de golpe de Estado.
Fethullah Gulen, antigo aliado de Tayyp Erdoga, já negou qualquer envolvimento na intentona.
[legenda da fotografia corrigida às 21h26, do dia 19 de Julho]