Maior dispositivo de sempre a postos para enfrentar riscos de incêndios
30-07-2018 - 13:25

Ministro da Administração Interna pede aos cidadãos que evitem comportamentos de risco e que alertem as autoridades para "qualquer indicação de risco".

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu esta segunda-feira que vão ser dadas respostas eficazes na gestão dos riscos de incêndios, numa semana que deverá ficar marcada por uma vaga de calor já a partir de quarta-feira.

Em declarações aos jornalistas ao início da tarde em Matosinhos, Eduardo Cabrita ressaltou que está tudo a postos para evitar que as tragédias do ano passado se repitam e ecoou o apelo aos cidadãos para que evitem comportamentos de risco.

"Temos a nossa máxima capacidade de resposta, estamos a falar de 55 meios aéreos no continente e mais um na região autónoma da Madeira. Isto é um número claramente superior àquele que alguma vez existiu, mas temos sobretudo uma aposta muito forte na informação sobre comportamentos de risco, para que as pessoas não pratiquem comportamentos de risco, não façam fogueiras, não façam queimas nem queimadas, não lancem foguetes em zonas de risco mais elevado."

O ministro da tutela sugeriu ainda que os cidadãos devem consultar "os bombeiros locais e as autoridades de proteção civil sobre tudo aquilo que são comportamentos de risco" e que recorram ao número nacional de segurança para avisarem as autoridades responsáveis "de qualquer indicação de risco".