A Marinha acompanhou, no sábado, mais uma passagem de um navio russo ao largo da costa nacional, anunciou este domingo o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), referindo que constitui "um procedimento normal de vigilância".
"As Forças Armadas Portuguesas, através de meios da Marinha, pertencentes ao Sistema de Forças Nacional, acompanharam ontem, dia 25 de fevereiro, a passagem de um navio da Marinha Russa ao largo da costa nacional", adiantou o EMGFA em comunicado.
Na nota, é referido que este "é um procedimento normal de vigilância dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, sempre que navios de guerra de países que não pertencem à NATO navegam em águas portuguesas".
"O navio reabastecedor "MOD Altay kola" esteve de passagem por águas portuguesas, proveniente do Mar do Norte. O navio da Marinha Portuguesa acompanhou o navio russo desde a costa Norte de Portugal até à fronteira de Vila Real de Santo António, percorrendo 362 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 670 quilómetros", acrescenta o EMGFA.
Ainda em janeiro, a Marinha acompanhou durante vários dias a passagem de navios da Federação Russa ao largo da costa de Portugal.