O marido de uma das professoras que morreu no tiroteio de terça-feira, numa escola de Uvalde, Texas, morreu de ataque cardíaco dois dias depois da tragédia.
Joe e Irma Garcia eram casados há 24 anos e tinham quatro filhos, dois rapazes e duas raparigas com idades entre os 12 e os 23 anos.
A notícia está a ser avançada nesta sexta-feira pela imprensa internacional. Irma Garcia foi uma das duas professoras que tentaram proteger os alunos e acabou atingida pelo atirador adolescente.
O incidente levou à morte de 21 pessoas, 19 das quais crianças. Após a tragédia, um sobrinho da professora disse ao “New York Times” que Irma foi encontrada a “abraçar as crianças nos braços até seu último suspiro”.
“Ela sacrificou-se para proteger as crianças da sua sala de aula”, escreveu John Martinez na página entretanto criada para recolher fundos para a família. “Ela foi uma heroína”, conclui.
No Twitter, o mesmo sobrinho diz que Joe Garcia “morreu devido ao luto”, na sequência do assassinato da mulher.
Irma Garcia e Eva Mireles, a outra professora morta no tiroteio, lecionavam juntas há cinco anos e juntas tinham mais de 40 anos de experiência.
A campanha de recolha de fundos para a família Garcia (no site GoFundMe) já ultrapassou os 1,5 milhões de dólares (1,400 milhões de euros), quando o objetivo inicial era apenas de 10 mil dólares (9.300 euros).