Alvo de mandado de captura, Putin não vai à África do Sul para a cimeira dos BRICS
19-07-2023 - 14:49
 • Ana Paula Santos

Presidente russo far-se-á representar pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Afinal, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, já não vai à África do Sul, foi noticiado esta quarta-feira, por "mútuo acordo" entre os dois países.

A indicação foi dada esta quarta-feira pela presidência sul-africana, que está a organizar a cimeira de economias emergentes, os chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que vai decorrer naquele país em agosto.

O Presidente russo é alvo de um mandado de captura internacional por crimes contra a humanidade, emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por causa da transferência ilegal de milhares de crianças ucranianas no contexto da invasão do país pelas forças russas.

Caso se deslocasse à África do Sul, Putin poderia ser detido assim que aterrasse no país. Ontem, o Presidente sul-africana, Cyril Ramaphosa, tinha afirmado aos jornalistas que deter Vladimir Putin seria o equivalente a fazer uma "declaração de guerra à Rússia".

Por esse motivo, a Rússia será representada no encontro dos BRICS no próximo mês pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.