Um palestiniano que alegadamente tentou esfaquear cidadãos israelitas quando corria em direção a uma paragem de autocarro na Cisjordânia ocupada foi morto pelas forças israelitas, adiantou o exército israelita nesta sexta-feira.
O homem saiu de um veículo e correu com uma faca em direção a uma estação de autocarros onde estavam civis e soldados israelitas e chegou debaixo de fogo da polícia. Um porta-voz do Exército e o ministro da Saúde palestiniano confirmaram mais tarde a sua morte.
Fotos e vídeos publicados online mostraram o palestiniano deitado de barriga para baixo num cruzamento perto de um colonato israelita antes de ser levado numa ambulância. Os militares israelitas divulgaram uma foto da faca.
O alegado ataque surge na sequência de um esfaqueamento de um cidadão israelita. No início deste mês, um judeu ultra-ortodoxo foi gravemente ferido depois de ter sido esfaqueado por um palestiniano à saída das muralhas da Cidade Velha de Jerusalém. O atacante foi morto a tiro pela polícia israelita.
A violência dos colonos contra palestinianos também se intensificou nas últimas semanas, depois de um colonizador judeu ter sido morto a tiro por um palestiniano na Cisjordânia do Norte. Esta morte desencadeou uma série de ataques de retaliação de colonos que deixaram pelo menos quatro palestinianos feridos e iniciaram uma série de confrontos entre palestinianos e as forças israelitas.