"O Maccabi Tel Aviv tem um meio-campo muito forte": Miguel Vítor descasca o adversário do Sp. Braga
26-09-2024 - 11:50
 • João Filipe Cruz

O defesa central e internacional israelita está há oito anos no Hapoel Beer Sheva e explica a Bola Branca as dificuldades que a equipa de Carlos Carvalhal vai sentir.

É a segunda vez que os bracarenses se cruzam com israelitas esta época. Na segunda pré-eliminatória da Liga Europa “despacharam” o Maccabi Petah Tikva com duas vitórias, sem golos sofridos: 2-0 em Braga e 5-0 em Israel.

Agora, o adversário a abrir a fase liga tem o país de origem como a única coisa em comum. O Maccabi Tel Aviv tem outro andamento. Quem o diz é Miguel Vítor, há oito anos em Israel, em declarações a Bola Branca.

“Acho que vai ser um jogo completamente diferente. Jogaram antes contra uma equipa que não está tão habituada a este nível de competição, de uma qualidade inferior, e vão ser jogos bastante mais competitivos”, defende.

O campeão em título de Israel, equipa com mais títulos do país, vence há oito jogos, apenas perdeu nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões – 1-0 com o Steaua Bucareste – e está mais habituado a jogar na Europa.

“É o campeão de Israel, está a ter um bom arranque de época. Nas últimas épocas tem feito boas campanhas na Europa, passando muitas vezes as fases de grupos. Tem jogadores internacionais e experientes, habituados a estas competições”, sublinha o central do Hapoel Beer Sheva.

O internacional israelita, nascido em Portugal, ainda a recuperar de lesão, não foi opção na derrota da sua equipa, em casa, frente ao Maccabi Tel Aviv, mas aponta a Bola Branca as principais armas da equipa orientada pelo sérvio Zarko Lazetic, começando pelo jovem avançado Dor Tugerman, de 20 anos, que leva cinco golos e duas assistências neste início de época.

“Um jovem jogador, que começou muito bem a época, o ponta-de-lança Dor Turgeman, que até relegou a estrela da equipa e grande goleador da equipa, o Eran Zahavi, para o banco. Têm também um meio-campo muito forte, com três jogadores com qualidade, que dão muito andamento à equipa. Têm uma boa chegada à área. O Dor Peretz é um daqueles números 8 que chega muito bem à área adversária e faz muitos golos para um médio. É uma equipa que, este ano, tem estado muito consistente e tem sofrido poucos golos”

Apesar das dificuldades e das armas do adversário, o Sporting de Braga tem a Pedreira como principal arma, para o central formado no Benfica.

“Jogando em casa, acho que serão os favoritos, mas o Maccabi Tel Aviv é uma equipa com experiência europeia. Vai ser um jogo equilibrado, qualquer dos resultados será possível. Acho que o Braga parte como favorito, mas vão ter um jogo bastante mais complicado do que os que tiveram antes [com o Maccabi Petah Tikva]”, relembra.

O Sporting de Braga-Maccabi Tel Aviv, a contar para a primeira jornada da fase de liga da Liga Europa, está marcado para as 20h desta quinta-feira. Pode acompanhar o relato em rr.pt.