O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un recebeu esta segunda-feira uma delegação da Coreia do Sul, em mais um sinal de acalmia das relações entre os dois países que, tecnicamente, ainda estão em guerra.
Um dos objetivos da comitiva sul-coreana é sentar à mesa das negociações o regime de Pyongyang e os Estados Unidos.
Este é o encontro ao mais alto nível entre as Coreias desde que Kim Jong-un chegou ao poder, no final de 2011, após a morte do pai, Kim Jong-il.
A delegação de Seul, liderada pelo chefe do Gabinete de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, aterrou esta segunda-feira em Pyongyang e foi recebida por dois governantes norte-coreanos que estiveram nos Jogos de Inverno, realizados em Peyongchang, na Coreia do Sul.
Os enviados sul-coreanos foram depois convidados para um jantar com o líder da Coreia do Norte, adiantou um porta-voz da delegação visitante.
Antes de partir para a Pyongyang, Chung Eui-yong disse aos jornalistas que vai manifestar o desejo do Presidente Moon Jae-in de uma Península Coreana sem armas nucleares e paz permanente entre as duas nações.
O Governo da Coreia do Sul espera que a visita possa contribuir para a criação de uma “atmosfera positiva”, referiu o porta-voz do Ministério da Unificação.