Ministério Público confirma buscas à Galp no âmbito das viagens ao Euro 2016
31-08-2016 - 09:48

Não foram constituídos arguidos. A investigação decorre no âmbito das deslocações ao Europeu de Futebol de França pagas pela gasolineira a três membros do Governo.

O Ministério Público confirmou esta quarta-feira que a Galp e uma agência de viagens foram alvo de buscas no âmbito da investigação às deslocações ao Europeu de Futebol de França pagas pela gasolineira a três membros do Governo.

Numa resposta à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) adianta ainda que no decurso das buscas, realizadas na primeira quinzena de Agosto, foi apreendida documentação.

A PGR esclarece ainda que o inquérito "não tem arguidos constituídos", encontrando-se em segredo de justiça.

A 4 de Agosto, à Lusa, o Ministério Público avançou estar a "recolher elementos" sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, ao Europeu de futebol de França, a convite da Galp, para apurar se havia "procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências".

A PGR informou, na altura, que o Ministério Público se encontrava "a recolher elementos, tendo em vista apurar se há, ou não, procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências".

Caso envolve três membros do executivo: o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade; o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos; e o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Todos garantem que pagam os custos associados à viagem. João Vasconcelos garante ainda que pagou um bilhete de avião.

Mas o Governo considerou, entretanto, que o caso ficou "encerrado" com o reembolso das despesas efectuadas àquele patrocinador oficial da selecção portuguesa de futebol.

Desde que estalou a polémica, a Galp diz apenas que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais", esclarecendo ainda que o objectivo dos convites em causa foi "fomentar o espírito de união em torno da Selecção Nacional".

A empresa afirmou que patrocina a Selecção Nacional de futebol desde 1999 e que, além das iniciativas directamente ligadas à utilização da imagem e dos símbolos da equipa em campanhas publicitárias, desenvolve igualmente outras iniciativas com o objectivo de reforçar a visibilidade e impacto desse apoio, nomeadamente o envio de convites a pessoas e instituições com as quais se relaciona.